Câncer de pulmão: taxa de sobrevida e a importância do diagnóstico precoce

Câncer de pulmão: taxa de sobrevida e a importância do diagnóstico precoce

Olá leitores do Enfermagem Simples, hoje vamos falar sobre uma triste notícia que abalou o mundo da música brasileira. A cantora Rita Lee faleceu aos 75 anos, vítima de câncer de pulmão. Segundo informações divulgadas pela família, ela vinha fazendo tratamentos contra a doença desde maio de 2021.

O câncer de pulmão é um dos tipos de câncer mais comuns e letais do mundo. Ele ocorre quando as células do pulmão sofrem mutações e se multiplicam de maneira desordenada, formando um tumor. Infelizmente, a taxa de sobrevida dos pacientes com câncer de pulmão ainda é considerada baixa, principalmente nos casos em que a doença é diagnosticada em estágios avançados.

De acordo com dados do Manual Merc, apenas 15% dos pacientes com câncer de pulmão sobrevivem por mais de 5 anos a partir do momento do diagnóstico. Em pacientes com estágio IV da doença, a taxa de sobrevida geral em 5 anos é menor que 1%. No entanto, as taxas atuais de sobrevida em 5 anos têm melhorado graças à identificação de certas mutações que podem ser alvo de tratamento.

Para os profissionais da área de saúde, é importante estar atento aos sintomas do câncer de pulmão e realizar o diagnóstico precoce. Os principais sintomas incluem tosse persistente, falta de ar, dor no peito, rouquidão e perda de peso sem motivo aparente. É fundamental que o paciente procure um médico ao notar esses sintomas, para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), apenas 16% dos cânceres de pulmão são diagnosticados em estágio inicial. Nesses casos, a taxa de sobrevida de cinco anos sobe para 56%. Portanto, é importante que os profissionais de saúde trabalhem para aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e incentivem seus pacientes a fazerem exames regularmente.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este post com seus colegas de profissão! Ajude o Enfermagem Simples a crescer e continue acompanhando nossas postagens. Se quiser contribuir com uma doação, envie um PIX para enfermagemsimples@gmail.com. Sua ajuda é muito importante para mantermos o blog ativo e atualizado.

Referências bibliográficas:

Instituto Nacional de Câncer (Inca). Câncer de pulmão. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao. Acesso em: 10 mai. 2023.

Manual Merc. Tratamento do câncer de pulmão. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/tumores-pulmonares/c%C3%A2ncer-de-pulm%C3%A3o?query=tratamento%20cancer%20de%20pulm%C3%A3o . Acesso em: 10 mai. 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fluoxetina: um antidepressivo que não serve para emagrecer

Feridas na enfermagem: tudo o que você precisa saber

Fundamentos da Enfermagem: Prepare-se para Concursos no Enfermagem Simples!