Combinação de medicamentos deve reduzir número de infartos e AVCs no Brasil.

Divulgação

Os pesquisadores terminaram os testes da fase inicial de um estudo que pretende compactar em uma única pílula quatro medicamentos que previnem doenças cardiovasculares – consideradas a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. A pesquisa está sendo feita em sete países e, no Brasil, é coordenada pelo Hcor. O estudo constatou que o novo medicamento reduz em 60% o risco de derrame ou infarto. Em quatro meses, começa a fase de testes em 22 hospitais do país.

A polipílula testada deverá prevenir problemas de risco cardiovascular moderado, reduzir a pressão arterial e controlar o colesterol. Ela combina em um único comprimido os compostos da Aspirina (que previne entupimento dos vasos sanguíneos do coração), a Sinvastatina (controlador de colesterol) e de dois medicamentos para controle da pressão arterial: Lisinopril e Hidroclotiazida. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil de Notícias.

Segundo os pesquisadores, as vantagens desta polipílula para pacientes predispostos a problemas cardiológicos são a facilidade de manter o tratamento, já que é necessária uma única dose por dia, e custo inferior no valor dos quatro medicamentos somados.

No segundo semestre, a segunda fase da pesquisa começará a ser feita com pacientes em estados mais graves, que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. No Brasil, o estudo será coordenado pelo HCor em parceria com o Ministério da Saúde e irá envolver duas mil pessoas, em 22 hospitais do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fluoxetina: um antidepressivo que não serve para emagrecer

Feridas na enfermagem: tudo o que você precisa saber

Fundamentos da Enfermagem: Prepare-se para Concursos no Enfermagem Simples!